Tratamento RSS

Coleta e tratamento de resíduos de serviços de saúde – RSS

Os resíduos de serviços de saúde (RSS) representam uma parcela importante dos resíduos sólidos urbanos, apesar de serem relativamente em pequena quantidade (cerca de 1% a 3% do total), retratam um alto risco para a saúde e ao meio ambiente quando não destinados e tratados de maneira correta.

A SP Soluções presta o serviço de coleta, transporte, tratamento e destinação final dos RSS. Todas as etapas são realizadas de acordo com a legislação vigente.

Toda a equipe de coleta e transporte está capacitada e treinada para a atividade que realiza e sobre as legislações pertinentes aos serviços prestados.  A frota de veículos da SP Soluções Ambientais encontra-se licenciada junto ao INMETRO, além de licenciamentos específicos de acordo com a legislação estadual.

Bombonas hermeticamente fechadas e devidamente identificadas são disponibilizados pela SP Soluções ambientais para o armazenamento temporário dos resíduos segregados e acondicionados pelos geradores.

Quando as bombonas com os resíduos são recebidos na Unidade de Tratamento de Resíduos da SP, os mesmos são pesados e destinados ao tratamento de acordo com o tipo de resíduos que acondiciona, conforme RDC 222/2018 da ANVISA.

Nosso grupo conta com dois tipos de tratamento: incinerador e autoclave. Ambos devidamente licenciados, operados e monitorados por equipe técnica. Ao final, os resíduos são destinados a aterro sanitário conforme exigências legais.

 

Texto elaborado por:
Mila Fiusa Wanderley  Eng. Ambiental/segurança do trabalho,  especialista em gestão integrada de resíduos sólidos e em educação ambiental,  mestranda em gestão de  políticas públicas.

Crea 58919